Prefeito de Paranatama rompe com Cayo Albino e declara apoio à reeleição de Jarbas Filho
Dr. Henrique Gois anuncia mudança de lado na política estadual após aliança de um ano marcada por denúncias de nepotismo cruzado; deputado amplia base no Agreste de Pernambuco. Por Redação Paranatama News. 26 de junho de 2026 | Atualizado às 18h41
Imagem editada com IA
O prefeito de Paranatama, Dr. Henrique Gois, anunciou oficialmente nessa quarta-feira, 24 de junho, seu apoio ao projeto de reeleição do deputado estadual Jarbas Filho (MDB).
A declaração, feita por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do gestor municipal, representa uma reviravolta política significativa no cenário do Agreste de Pernambuco: com o anúncio, fica oficializado o fim da aliança entre o prefeito e o deputado estadual Cayo Albino (PSB), iniciada em fevereiro de 2024 e abalada por denúncias de nepotismo cruzado no final do mesmo ano.
Na gravação, Dr. Henrique destacou a parceria construída com o filho do ex-governador Jarbas Vasconcelos e afirmou que Jarbas Filho vem contribuindo com articulações junto ao Governo do Estado para viabilizar investimentos e ações para o município de Paranatama. "Jarbas já foi votado em Paranatama e é um grande parceiro do município", afirmou o prefeito no vídeo. Consulte a gravação pelo seguinte endereço eletrônico: drhenriquegois
Projetos prometidos para Paranatama
Segundo o prefeito, entre os novos projetos que devem ser viabilizados com o apoio do deputado estão a construção de uma pista de cooper, obras de calçamento e saneamento no bairro Alto da Serra e iniciativas do programa Água Para Todos, voltadas ao abastecimento da zona rural do município. A lista de promessas indica uma aposta em obras de infraestrutura básica, tradicionalmente demandadas pela população do interior.
A visita de Jarbas Filho a Paranatama está confirmada para o próximo domingo, 28 de junho, em agenda que deve selar publicamente a nova aliança política.
Jarbas Filho amplia base no interior pernambucano
Com a adesão do prefeito de Paranatama, Jarbas Filho amplia sua base de apoios no interior do estado.
O deputado já conta com o respaldo dos prefeitos de Afrânio, Bodocó, Buíque, Dormentes, Ibirajuba, Lagoa Grande e Machados, consolidando uma frente de gestores municipais que deve fortalecer sua campanha à reeleição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A articulação no Agreste é estratégica para o parlamentar, que busca expandir sua influência para além da base tradicional herdada do pai, ex-governador Jarbas Vasconcelos, figura histórica da política pernambucana.
A articulação no Agreste é estratégica para o parlamentar, que busca expandir sua influência para além da base tradicional herdada do pai, ex-governador Jarbas Vasconcelos, figura histórica da política pernambucana.
Fim de aliança manchada por nepotismo cruzado
A ruptura entre Dr. Henrique Gois e Cayo Albino não ocorre em terreno neutro. A aliança entre os dois, iniciada em fevereiro de 2024, foi abalada em outubro do mesmo ano por denúncias de nepotismo cruzado envolvendo os governos de Sivaldo Albino pai do deputado e prefeito de Garanhuns e de Dr. Henrique Gois, em Paranatama.
De acordo com reportagem do jornalista Carlos Britto e denúncia do vereador garanhuense Ruber Neto, enquanto o irmão e a esposa de Sivaldo Albino figuravam na folha de pagamento da Prefeitura de Paranatama, duas parentes de Henrique Gois eram servidoras contratadas em Garanhuns. A troca de favores familiares entre os dois municípios foi identificada por meio de consulta ao link 01 Portal Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
link 02 Portal Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)
Os contratos foram rescindidos ou finalizados entre os dias 26 de setembro e 31 de dezembro de 2025, segundo registros oficiais. A imagem do portal mostra que Severino Albino da Silva Filho, parente de Sivaldo, ocupava o cargo de auxiliar de contabilidades na Prefeitura de Paranatama com contrato por excepcional interesse público, com ingresso em 2 de janeiro de 2025 e afastamento previsto para 31 de dezembro do mesmo ano.
Cenário político no Agreste
Até o momento, nem Cayo Albino nem Dr. Henrique Gois se posicionaram oficialmente sobre o término da aliança política. A expectativa é que o deputado do PSB siga sendo apoiado pelo ex-prefeito Zé Teixeira, figura de peso na política local que pode minimizar o impacto da perda do apoio do atual gestor municipal. A movimentação reforça a dinâmica de alianças voláveis típica da política pernambucana, onde a troca de apoios entre mandatos é comum e frequentemente motivada por interesses de viabilização de recursos e obras para os municípios.